Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Ministro de Ciência e Tecnologia inaugura o novo prédio do Laboratório Nacional de Nanotecnologia do CNPEM

Publicado: Terça, 26 de Junho de 2018, 11h24

Edifico abrigará parque de microscopia eletrônica singular na América Latina

O Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações,  Gilberto Kassab, inaugurou nesta terça-feira, dia 26 de junho, o novo prédio do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisas de Materiais (CNPEM) em Campinas, SP.

A estrutura do novo prédio, que abrigará três microscópios eletrônicos de criomicroscopia de última geração dedicados à matéria mole e biologia estrutural, equipamentos de litografia de íons e de elétrons e sala limpa para nanofabricação de dispositivos, foi apresentada pelo diretor do laboratório, Adalberto Fazzio.

As instalações de microscopia eletrônica do LNNano configuram um parque de microscopia único na América Latina. O Laboratório opera outros seis microscópios eletrônicos, abertos à comunidade científica. A previsão é que dentro de um ano, os novos microscópios eletrônicos estarão à disposição de projetos de usuários externos, das comunidades acadêmicas e industriais.

Além da presença do Ministro Gilberto Kassab, participaram da cerimônia: o Presidente em exercício da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ronaldo Camargo; o Diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Carlos Henrique de Brito Cruz, e o Reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel.

A obra

Dada a sofisticação dos equipamentos que serão instalados no prédio, foram necessários critérios rigorosos de engenharia, como: controle de vibrações externas nas salas de microscopia; projeto elétrico com critérios e materiais que minimizam o efeito do campo magnético nos ambientes dos microscópios; fornecimento contínuo de energia elétrica para garantir performance e integridade dos microscópios; projeto civil e de ar condicionado para garantir a estabilidade térmica necessária para o perfeito funcionamento dos equipamentos.

A obra foi realizada com recursos de origem pública, do contrato de gestão assinado entre o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). O valor total da obra é R$ 3.592.260,41 (três milhões quinhentos e noventa e dois mil e duzentos e sessenta reais e quarenta e um centavos), repassados por meio do SISNANO.

A área total do novo prédio é de 1016,42 m², sendo: 685,84 m² no térreo e 330,58 m², no pavimento superior.

registrado em:
Assunto(s): LNNano , Nanotecnologia , CNPEM
Fim do conteúdo da página