Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Quem Somos
Início do conteúdo da página

NIT Mantiqueira

Quem Somos

O NIT Mantiqueira (Núcleo de Inovação Tecnológica Mantiqueira) é um arranjo de NITs do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais, ligado à Diretoria de Gestão das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC) do governo federal. Sua origem tem como base o artigo 16 da Lei de Inovação Nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004, que afirma que a ICT deverá dispor de núcleo de inovação tecnológica próprio ou em associação com outras ICTs, com a finalidade de gerir sua política de inovação. O Mantiqueira segue as diretrizes estabelecidas na Lei 13.243/2016 (Marco Legal) e na Portaria MCTI nº 251, de 13 de março de 2014.

Objetivo

O NIT Mantiqueira tem como objetivo apoiar instituições de pesquisa nas ações de proteção e transferência de tecnologia, estimular parcerias e difundir boas práticas na gestão de políticas de inovação.

Atribuições

  • Fortalecer e estruturar os NITs de São Paulo e sul de Minas Gerais
  • Promover a integração entre os atores do Sistema Nacional de CT&I
  • Disseminar a cultura da proteção de criações intelectuais e de transferência de tecnologia
  • Difundir as boas práticas de gestão de políticas de inovação

Slogan

Ideias gerando negócios.

Histórico

O NIT Mantiqueira foi criado em junho de 2010, a partir da aprovação do projeto FINEP/RDMANTIQ, que subsidiou a Estruturação de Arranjo de NITs da Região Sudeste – Rede Mantiqueira de Inovação. O projeto possui, ainda, subsídio do CNPq, por meio do financiamento de bolsas de pesquisa. "As empresas passam a valer mais pelo conhecimento que detêm ou comercializam do que pelo patrimônio físico." (Ludwing)

Composição

Atualmente o NIT Mantiqueira é composto por seis Instituições Associadas:

Fim do conteúdo da página