Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Não há desenvolvimento sem investimentos em ciência e tecnologia, diz ministro
Início do conteúdo da página

Não há desenvolvimento sem investimentos em ciência e tecnologia, diz ministro

Publicado: Sexta, 29 de Julho de 2016, 09h39 | Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2016, 21h27

Gilberto Kassab participou nesta quinta-feira (28) da cerimônia de entrega do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, no Rio. Segundo ele, iniciativa estimula o trabalho de pesquisadores e reforça importância da ciência para o país.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirmou nesta quinta-feira (28) que iniciativas como o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica contribuem para estimular o trabalho de pesquisadores e reforçam a necessidade de mais investimentos em ciência e tecnologia. A declaração foi feita durante cerimônia de entrega dos troféus da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Rio de Janeiro (RJ).

"Já em sua quarta edição, o Prêmio ANP se revela uma iniciativa mais do que adequada em uma agência que depende muito de investimentos em inovação tecnológica", disse o ministro. "Hoje, infelizmente, o Brasil não vive um bom momento em relação aos recursos aplicados em pesquisa. Nós estamos entre as 10 maiores economias do planeta, mas os nossos dispêndios se aproximam da 70ª posição mundial. Isso mostra que existe uma enorme discrepância relativa às nossas possibilidades de desenvolvimento, porque não há país que tenha crescido e se desenvolvido sem investimentos adequados no setor."

A edição 2016 do prêmio recebeu inscrições de 46 projetos de inovação tecnológica desenvolvidos no Brasil em colaboração com empresas petrolíferas em três categorias: instituição de ciência e tecnologia nacional; micro, pequena ou média empresa; e empresa de grande porte fornecedora de bens e serviços para a cadeia produtiva.

O prêmio tem como objetivo o reconhecimento de inovações financiadas com a verba originada em cláusula presente nos contratos de concessão de petróleo e gás natural. Geridos pela ANP, os recursos correspondem a 1% da receita bruta de grandes campos de exploração, desenvolvimento e produção. Para se candidatar ao prêmio, os projetos precisam ter contribuído para o aumento do fornecimento de bens e serviços nacionais, que podem ser qualificados como conteúdo local.

Participaram da solenidade de premiação a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, os secretários de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Felix, e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Alvaro Prata, os presidentes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza, e do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), Jorge Camargo, e o diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Edson Watanabe.

Fonte: MCTIC

Veja a notícia na íntegra: http://www.mcti.gov.br/noticia/-/asset_publisher/epbV0pr6eIS0/content/nao-ha-desenvolvimento-sem-investimentos-em-ciencia-e-tecnologia-diz-ministro

 

registrado em:
Assunto(s): Kassab , CT&I
Fim do conteúdo da página