Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > FCE Cosmetique: Ana Carolina Zeri, do CNPEM, apresenta técnicas que tornam cosméticos e fármacos mais eficientes
Início do conteúdo da página

FCE Cosmetique: Ana Carolina Zeri, do CNPEM, apresenta técnicas que tornam cosméticos e fármacos mais eficientes

Publicado: Terça, 23 de Maio de 2017, 13h51 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2017, 11h35

A cristalografia e o uso da luz síncrotron permitem a análise diferenciada da estrutura de uma molécula de cosmético ou fármaco, promovendo a criação de um produto com menos efeitos colaterais ou melhores tinturas de cabelo e hidratantes

Analisar, em escala nanométrica, a estrutura de uma molécula de um cosmético ou fármaco pode ser a chave para o desenvolvimento de um novo medicamento que ofereça menos efeitos colaterais ou de oferecer ao mercado uma tintura de cabelo e um hidratante mais eficiente. Esta é um dos pontos que será apresentado pela pesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Ana Carolina Zeri, na palestra “Aceleradores de partículas, cristalografia e a busca por cosméticos e fármacos mais eficientes”, no dia 24 de maio, às 16h10, na FCE Cosmetique.

Na palestra, a pesquisadora apresentará a técnica da cristalografia, na qual o raio X produzido no acelerador de partículas de luz síncrotron atravessa um cristal da amostra analisada. Como resultado é feita uma imagem deste raio X, do qual é possível desvendar as estruturas das biomoléculas, invisíveis em microscópios comuns. Conhecer essas estruturas de forma exata significa confirmar, por exemplo, qual o tipo de ligante (um tipo e ingrediente) é mais eficiente e interage melhor quando se pensa em hidratação de pele ou de cabelo, ou quando se testa novos cosméticos baseados em produtos naturais.

No caso dos fármacos, Zeri exemplifica a possibilidade de criar, por exemplo, um medicamento para o tratamento de câncer que ofereça menos efeitos colaterais. Ela lembra que uma das drogas mais utilizadas na quimioterapia do câncer causa a queda de pelos e cabelos em pacientes em tratamento porque, além de inibir o crescimento do câncer também age no crescimento de outras células do corpo, como os folículos capilares. Utilizando a análise cristalográfica com raio x, é possível buscar outras moléculas e testar como elas podem impedir o crescimento das células cancerígenas, sem prejudicar o funcionamento de outros mecanismos do corpo humano.  “Quanto mais se conhece o sistema que você está lidando, as intervenções serão mais precisas. Conseguimos criar fármacos mais eficientes e com menos efeitos colaterais”, diz a pesquisadora.

NIT Mantiqueira e apoio EUNOVA

A palestra da pesquisadora Ana Zeri faz parte de um projeto realizado pelo NIT Mantiqueira -  arranjo de NIT’s ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações -  em parceria com a NürnbergMesse, empresa organizadora da feira. O objetivo é aproximar os mercados de cosméticos e de fármacos das soluções que estão sendo desenvolvidas dentro dos laboratórios das Instituições e que podem significar possibilidades de inovação para esses setores.

Entre os apoiadores do projeto do NIT Mantiqueira está a EUNOVA, marca de multivitamínicos da empresa Milipharma. Durante a palestra da pesquisadora Ana Carolina Zeri, a EUNOVA estará distribuindo kits de multivitamínicos para cabelos e unhas para todos os presentes. Além disso, cupons de desconto em compras no site da empresa serão oferecidos o público em geral.

Fim do conteúdo da página