Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Primeira impressora 3D SLS adquirida no país completa o marco de 2000 protótipos fabricados
Início do conteúdo da página

Primeira impressora 3D SLS adquirida no país completa o marco de 2000 protótipos fabricados

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2017, 12h10 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 10h57

Chegada da impressora no CTI Renato Archer, em 1999, ajudou a consolidar o instituto como referência na tecnologia tridimensional. Peças impressas podem ser vistas em exposição no Rio de Janeiro.  

No último dia 16, o Núcleo de Tecnologias Tridimensionais do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI) comemorou a fabricação do protótipo de número 2000 impresso na 3D SLS 2000, primeiro equipamento de impressão tridimensional adquirido pelo país e instalado no Instituto.Atualmente, a o núcleo possui nove máquinas de impressão 3D industriais e três desktops. Juntos, o complexo de máquinas do CTI tem capacidade para produzir protótipos em diversos materiais como metais e polímeros.

A primeira impressora adquirida pelo CTI foi fabricada pela hoje extinta empresa americana DTM Corporation, que foi vendida para a também americana 3D Systems que tem representação no Brasil. A tecnologia de funcionamento dessa impressora se baseia na aglutinação de partículas de pó (processo conhecido por sinterização) resultante do aquecimento produzido pela interação dessas partículas com um feixe de laser infravermelho. O objetivo da aquisição foi - além de consolidar o Instituto como referência na tecnologia - aumentar a competitividade da indústria nacional e desenvolver pesquisas em áreas estratégicas, como o a médica.

A aquisição da SLS 2000, aliada ao eficiente gerenciamento dos seus recursos, produziu expressivo volume de resultados.  Esses resultados, por sua vez, fundamentaram os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para a aquisição das outras impressoras 3D pelo CTI.

A SLS 2000, após 18 anos de uso e 2000 rodadas, continua operacional, inclusive no atendimento a grandes demandas que não podem ser interrompidas, como a dos hospitais. Em especial, vem sendo usada para pesquisas em tridimensionalização de novos materiais que agregam funcionalidades físico-químicas e biológicas aos protótipos. Essas pesquisas colaboram fortemente para o desenvolvimento do que se convencionou chamar tecnologias portadoras de futuro que irão alavancar inovações tecnológicas na indústria (indústria 4.0), saúde (biofabricação de órgãos) e exploração espacial/defesa.

Acima, parte da equipe atual da NT3D - CTI (Airton Moreira, Amanda Amorin, Marcelo Oliveira, Jonathan Diniz, Mateus Oliveira) 

Exposição de peças impressas

A partir do dia primeiro de junho, o público carioca poderá conhecer parte da coleção de peças impressas pelo Núcleo de Tecnologias Tridimensionais do CTI Renato Archer. As peças irão fazer parte da mostra “3D: Imprimindo o Futuro”, exposição gratuita organizada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) em parceria com Science Museum de Londres.

Dentre as mais de 20 peças do CTI presentes na exposição estão o protótipo de um crânio que foi impresso para visualizas a anatomia das vias áreas de uma criança; um mapa tridimensional de uma nebulosa de poeira; um âmbar fóssil e outros protótipos que foram impressos para projetos do núcleo para atender demandas da indústria e das pesquisas.

O objetivo da exposição do MAST é revelar como a nova tecnologia inspira o futuro do design e de diversos outros setores, como a medicina e a indústria. Além do CTI, o Museu conta com o apoio de outras instituições que desenvolvem a tecnologia 3D no Brasil: Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Museu Nacional, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) e Plataforma Cammada.

Serviço:

Exposição “3D: Imprimindo o Futuro

Data: a partir de 1 de junho
Local: MAST - R. General Bruce, 586 – São Cristóvão – Rio de Janeiro
Horários: De terça à sexta, de 9h às 17h, sábados, de 14h às 19h, e feriados, de 14h às 18h
Gratuito

 

 

registrado em:
Assunto(s): NT3D , impressão 3D , CTI
Fim do conteúdo da página