Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PETSA 2017: NIT Mantiqueira aproxima Instituições de Pesquisa e mercado em evento
Início do conteúdo da página

PETSA 2017: NIT Mantiqueira aproxima Instituições de Pesquisa e mercado em evento

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 11h52 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2017, 16h06

Além de Institutos de Pesquisas associados aos Arranjos NIT Mantiqueira e RedeNamor, o stand também contou com a participação da Agência de Inovação da Unicamp e da empresa 3D Systems

Fomentar negócios e a inovação, diminuindo a distância entre Institutos de pesquisa e mercado. Este foi o principal objetivo do Arranjo NIT Mantiqueira ao participar da Feira Pet South America 2017 - Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Linha Pet e Veterinária, realizada do dia 15 ao dia 17 de agosto, em São Paulo. Para isso, o arranjo de NIT’s  - que é ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – elencou projetos de Instituições Tecnológicas e de Inovação relacionados a área veterinária e ofereceu um espaço para que os pesquisadores e agentes de inovação das instituições apresentassem as possibilidades de levar as tecnologias para o mercado, por meio de parcerias.

“Nossa intenção é a de facilitar o contato dos pesquisadores e de suas instituições com as empresas participantes da feira, com o objetivo de transferir as tecnologias desenvolvidas nos laboratórios das associadas para o mercado” explica João de Oliveira Junior, coordenador geral do NIT Mantiqueira. 

Dessa maneira, o stand do NIT na PETSA 2017 apresentou mais de 10 tecnologias desenvolvidas por Institutos de Pesquisas associados aos Arranjos NIT Mantiqueira, RedeNamor e da Agência de Inovação da Unicamp, parceira Institucional do Mantiqueira durante essa edição da feira. Além disso, o stand deu destaque ao uso da tecnologia de impressão 3D para a produção de próteses e órteses de animais de diferentes portes, projeto realizado pelo Núcleo de Tecnologias Tridimensionais do CTI Renato Archer, em associação com diversas instituições.

“Os cases sobre a impressão 3D para prótese de animais que foram apresentados na feira são bons exemplos de como é possível criar parcerias entre as Instituições de pesquisa, empresas e profissionais liberais para desenvolver a inovação em determinadas áreas e fazer negócios”, diz Oliveira Junior.

Leia mais sobre as tecnologias apresentadas pelo NIT Mantiqueira na feira aqui.

Reuniões e atendimentos às empresas

Pesquisadores em reunião com empresário

Os pesquisadores e representantes das Instituições que estiveram presentes no stand do NIT Mantiqueira na PETSA 2017 receberam profissionais de empresas de diferentes portes, que estavam interessados em parcerias e em novas tecnologias. “Desde que iniciamos a participação nestas feiras, estamos verificando o crescente aumento da presença de representantes de empresas no nosso stand, além de outros profissionais da área. Estes representantes e profissionais estão nos procurando de forma focada, tanto durante a feira, quanto nos meses pós o evento. Isso mostra o quanto está sendo satisfatória a nossa participação com conteúdos direcionados a essas empresas e esses profissionais”, comenta Jaime Khater, responsável por negócios e parcerias do NIT Mantiqueira.

Khater também explica que para agilizar o processo de atendimento das empresas durante as feiras, o NIT Mantiqueira realizou o pré-agendamento de encontro dos pesquisadores com representantes de entidades e possíveis profissionais interessados em parcerias com as Instituições. Ele conta que esse será o foco e a práticas das próximas feiras que o NIT Mantiqueira participará durante este ano. A estratégia é estabelecer o stand do NIT como um espaço de parcerias entre o setor público e privado em feiras de negócios do país. 

 

Palestra

O NIT Mantiqueira também levou conhecimento científico para a Arena do Conhecimento, área destinada para palestras na PETSA 2017. No dia 17 de agosto, durante o evento, o pesquisador do CTI Renato Archer, Marcelo Oliveira, apresentou a palestra “Tecnologia de Impressão 3D em próteses e órteses para Pets”.

O pesquisador apresentou como a tecnologia de impressão 3D está melhorando o bem-estar de animais que necessitam de próteses e órteses. Por meio de apresentação de cases de animais que receberam próteses impressas em 3D, o público pode conhecer os conceitos da tecnologia e como é o processo de produção, aplicação e reabilitação dos animais que recebem as próteses e órteses. A palestra também contou com a presença do cachorro “Zeus”, animal que recebeu uma prótese impressa em 3D. Chris Kimura, tutora do cão Zeus, contou como está sendo a adaptação do animal com a nova prótese.

 
petsa 2017 palestramarcelopetsa 2017 palestra cris

O pesquisador Marcelo Oliveira e a tutora do "Zeus", Chris Kimura, durante palestra na PETSA 

Parceria NIT Mantiqueira e NürbergMesse Brasil

Em 2016, o NIT Mantiqueira e a NürnbergMesse Brasil firmaram parceria através de uma Carta de Intenções, para possibilitar que tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pelas Instituições de Pesquisa ligadas ao MCTIC, fossem apresentados ao setor industrial, em uma linguagem e formato que possam facilitar o entendimento das inovações pelas empresas, possibilitando o uso das tecnologias pelo setor.

Desde então, a parceria resultou na participação do NIT Mantiqueira em quatro feiras de negócios e o planejamento de participação de mais três feiras até o final de 2017. Com isso, diversas tecnologias de Instituições associadas e parcerias foram levadas para os eventos, possibilitando negócios e aproximação com diversos setores do mercado. 

 

petsa 2017 equipeParte da equipe do NIT Mantiqueira e parceiros, durante a feira PETSA

Assessoria de Imprensa do NIT Mantiqueira

Cleide Elizeu

Tel: (19) 3746.6254

Cel: (19)98801.2773

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página