Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Brasil e Estados Unidos consolidam discussões de cooperação pela inovação
Início do conteúdo da página

Brasil e Estados Unidos consolidam discussões de cooperação pela inovação

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2015, 15h25 | Última atualização em Quinta, 11 de Junho de 2015, 16h15

Segundo o presidente da Finep, Luis Fernandes, os encontros realizados pela delegação do ministro Aldo em Washington apontam cinco linhas de desenvolvimento de cooperação bilateral na área

 

Segundo o presidente da Finep/MCTI, Luis Fernandes, as discussões realizadas pela delegação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, em Washington, resultaram na consolidação de cinco linhas possíveis e concretas de desenvolvimento na área de inovação entre Brasil e Estados Unidos.

Os debates sobre o tema se concentraram no Fórum da Inovação, organizado pela Câmara de Comércio dos EUA, e na 4ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Estados Unidos de Cooperação Científica e Tecnológica.

A primeira linha apontada pelos participantes foi a de aprofundamento de um conjunto de diálogos e de oficinas para a construção de marcos regulatórios mais propícios num ecossistema que fomente a inovação. "A ideia é comparar os marcos legais regulatórios dos dois países, que têm sistemas diferentes de tratamento da questão e de enraizamento das práticas de inovação nas suas economias", explicou, durante sua participação em entrevista do titular do MCTI nesta sexta-feira (29).

Como segundo o caminho a ser percorrido, discutiu-se a ideia de vislumbrar novos ecossistemas de inovação, tendo em vista que esses sistemas mudam rapidamente. "Então, ter um trabalho conjunto de identificação dos novos modelos de inovação e de desenho de políticas mais adequadas nesse novo formato que a inovação vem assumindo no mundo", explicou.

A terceira frente apontada, segundo o presidente da agência, foi a criação de um pool de financiamentos comuns Brasil-Estados Unidos para atividades de cooperação entre empresas e institutos de ciência e tecnologia na área de inovação, com a participação dos dois países.

O cofinanciamento da internacionalização das empresas brasileiras e americanas nas duas direções também fez parte das discussões, acrescentou Luis Fernandes. "Temos interesse em atrair instalações de centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas americanas para o Brasil e, da mesma forma, há empresas brasileiras interessadas em expandir a sua presença na economia americana e de interação com institutos de ciência e tecnologia nos Estados Unidos. A ideia é desenhar um formato conjunto de financiamento nessa área", pontuou.

De acordo com Fernandes, uma quinta iniciativa, a ser amadurecida, seria concentrada em uma experiência exemplar de cooperação da inovação em todo circuito, com a área de saúde como uma das possibilidades. "Já há cooperação forte de empresas brasileiras e americanas nesta área, inclusive de capacitação tecnológica fornecida para o Brasil por empresas que quebraram o paradigma de inovação nos Estados Unidos. Então a ideia é explorar uma cooperação exemplar, uma espécie de joint venture, em toda a cadeia de inovação e desenvolvimento de produtos", concluiu.

Fonte: MCTI

Veja a notícia na íntegra: http://www.mcti.gov.br/noticias/-/asset_publisher/IqV53KMvD5rY/content/brasil-e-estados-unidos-consolidam-discussoes-de-cooperacao-pela-inovacao;jsessionid=EEC2D1AEF6293B3E4F8CDB4803903CFC

 

Fim do conteúdo da página